28 de abril de 2017

Várzea Grande - MT

DAE-VG e SMECEL-VG premiam ganhadores do 1º Concurso de Educação Ambiental

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizaram, nesta quarta-feira (06), a premiação do 1º Concurso em Educação Ambiental: 'Uso consciente da água em tempos de pandemia’. Os alunos vencedores receberam certificados de participação, medalhas e premiação.

O concurso, que foi idealizado pelo DAE-VG em parceria como a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foi dividido em três modalidades: CBAC: Desenho colorido criado manualmente em papel A4 com lápis de cor, caneta colorida ou giz de cera; 4 º e 5º anos: Desenho colorido criado manualmente em papel A4 com lápis de cor, caneta colorida ou giz de cera; 6º ao 9º anos: redação, poesia ou poema com no máximo 25 linhas criado manualmente pelos alunos.

A Comissão Julgadora do concurso avaliou 5.400 estudantes de 34 escolas municipais que participaram da competição e nove deles foram escolhidos. Os alunos que tiveram seus trabalhos premiados foram: na modalidade desenho CBAC – 1ª colocada - Jermarys Andreina Meneses Tillero do 1º ano, EMEB Mamed Untar; 2º colocado Igor Ferreira da Guia do 3º ano, EMEB Maria das Graças Pinto; e 3º colocado Guilherme Kenzo Batista Watanabe do 3º ano, EMEB Professora Angela Jardim Botelho.

Na modalidade desenho 4 º e 5 º anos: 1º colocado José Vitor de Oliveira do 4º ano, EMEB Honorato Pedroso de Barros; 2º colocado Lucas Taques de Almeida Silva do 5º ano, EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes; e 3ª colocada Ana Heloisa Fatini Correa do 4º ano, EMEB Professora Salvelina Ferreira da Silva.

Na modalidade gêneros textuais do 6º ao 9º anos; 1º colocado Adriano Correa da Silva do 7º ano, EMEB Gonçalo Domingos de Campos; 2º colocado Gabriel Ferreira Leite Mota do 6º ano, EMEB Professor Paulo Freire; e 3ª colocada Vitória Pedro Alves do 7º ano, EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes.

Ainda antes das premiações, o coral Cantos e Encantos da Emeb Salvelina Ferreira da Silva cantou quatro músicas dedicadas à preservação e o uso consciente da água.

O presidente do DAE de Várzea Grande, Carlos Alberto Simão de Arruda, conta que ficou emocionado. “Isso tudo que vi aqui; o coral e os trabalhos das crianças, me remete a importância essencial da escola na nossa vida. Esse trabalho apresentado aqui foi muito mais emocionante do que eu esperava. Temos que cuidar da água, desse bem que é finito e que sem ele não tem vida. Estamos vivendo a pior crise hídrica de todos os tempos, por isso precisamos contar com a adoção por todos de medidas de uso consciente desse recurso tão precioso”, disse.

O secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, agradeceu o empenho dos professores, coordenadores e alunos e comentou que em razão da pandemia da Covid-19 as escolas e o ensino tiveram que se reinventar. “Com a pandemia a educação teve que ser reinventada. Ainda estamos nesse processo de reinvenção. Além deste desafio, enfrentamos a seca que está atingindo todo o mundo, provocada também pelo homem. Precisamos mostrar alternativas de uso consciente da água, começando nas escolas. A escola é o lugar que educa para a vida. Isso nos incentivou a trabalhar o tema nas escolas e certamente essas crianças, que serão os futuros tomadores de decisão, estarão conscientes da conservação dos recursos naturais”, finalizou.

As produções classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares serão expostas no Portal da Prefeitura Municipal de Várzea Grande no período de 11 a 22 de outubro.

DAE VG - DEPARTAMENTO DE ÀGUA E ESGOTO DE VÁRZEA GRANDE - MT - (65) 99267-6588