28 de abril de 2017

Várzea Grande - MT

DAE-VG e SMECEL-VG divulgam os alunos vencedores do 1º concurso sobre o uso consciente da água

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) divulgaram o resultado final do 1º Concurso em Educação Ambiental: ‘Uso consciente da água em tempos de pandemia’. Os alunos vencedores irão receber certificados de participação, medalhas e premiação.

O concurso, que foi idealizado pelo DAE-VG em parceria como a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foi dividido em três modalidades: CBAC: Desenho colorido criado manualmente em papel A4 com lápis de cor, caneta colorida ou giz de cera; 4 º e 5º anos: Desenho colorido criado manualmente em papel A4 com lápis de cor, caneta colorida ou giz de cera; 6º ao 9º anos: redação, poesia ou poema com no máximo 25 linhas criado manualmente pelos alunos.

Segundo o diretor presidente do DAE-VG, Carlos Alberto Simões de Arruda, o concurso oportunizou aos alunos refletir sobre o uso consciente da água e a importância de se evitar o desperdício. “O município de Várzea Grande está entre as 100 maiores cidades do país com maior desperdício de água potável de acordo com ranking de saneamento básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, por isso é importante iniciar desde cedo um trabalho de conscientização com as novas gerações, para que o uso racional da água se torne parte da rotina da nossa sociedade”.

Para o secretário Silvio Fidelis, a realização do 1º Concurso em Educação Ambiental: ‘Uso consciente da água em tempos de pandemia’ foi importante para levar as informações aos estudantes da rede pública municipal sobre a importância fundamental da água em nossa vida, seu uso racional e a necessidade de promover campanhas contra o desperdício. "A Educação de Várzea Grande tem trabalhado as questões de sustentabilidade junto aos alunos da rede municipal, por meio da equipe da Educação Ambiental da Smecel, e essa parceria com o DAE-VG, por meio desse concurso, veio reforçar ainda mais as ações de conscientização".

Os alunos que tiveram seus trabalhos premiados foram:  na modalidade desenho CBAC – 1ª colocada - Jermarys Andreina Meneses Tillero do 1º ano, EMEB Mamed Untar; 2º colocado Igor Ferreira da Guia do 3º ano, EMEB Maria das Graças Pinto; e 3º colocado Guilherme Kenzo Batista Watanabe do 3º ano, EMEB Professora Angela Jardim Botelho.

Na modalidade desenho 4 º e 5 º anos: 1º colocado José Vitor de Oliveira do 4º ano, EMEB Honorato Pedroso de Barros; 2º colocado Lucas Taques de Almeida Silva do 5º ano, EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes; e 3ª colocada Ana Heloisa Fatini Correa do 4º ano, EMEB Professora Salvelina Ferreira da Silva.

Na modalidade gêneros textuais do 6º ao 9º anos; 1º colocado Adriano Correa da Silva do 7º ano, EMEB Gonçalo Domingos de Campos; 2º colocado Gabriel Ferreira Leite Mota do 6º ano, EMEB Professor Paulo Freire; e 3ª colocada Vitória Pedro Alves do 7º ano, EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes.

De acordo com a equipe de Educação Ambiental da SMECEL, o Edital do concurso prevê que os dez primeiros classificados de cada modalidade receberão medalhas enquanto que o primeiro colocado de cada modalidade receberá uma bicicleta, o segundo colocado um tablet e o terceiro colocado uma mochila.

As produções classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares serão expostas no Portal da Prefeitura Municipal de Várzea Grande no período de 11 a 22/10/2021.

Com informações da Smecel

DAE VG - DEPARTAMENTO DE ÀGUA E ESGOTO DE VÁRZEA GRANDE - MT - (65) 99267-6588