28 de abril de 2017

Várzea Grande - MT

DAE-VG realiza mutirão de inspeção e fiscalização para combater o uso irregular da água

O consumo de água mensal dos imóveis deveria seguir uma lógica simples: toda água usada passa pelo hidrômetro, onde é registrada a quantidade consumida que, anotada pelos leituristas no momento da medição, calcula o valor a ser pago e imprime a conta.

Mas nem sempre é simples assim. Diariamente são constatadas irregularidades em hidrômetros. Danos como rompimento dos lacres, ligações clandestinas direto na rede de abastecimento, violação de ligações cortadas, entre outras, que nada mais são do que furto de água, popularmente conhecido como “gato”.

Visando combater essas práticas, o Departamento de Água e Esgoto do município (DAE-VG) está realizando um mutirão de inspeção e fiscalização de ligações irregulares e furto de água nos bairros da cidade.  A ação faz parte do Programa de Ação e Melhoramento do Sistema de Abastecimento de Água em Várzea Grande, que possui várias fases de execução que passam por obras e investimentos, hidrometração, recuperação de redes de abastecimento e execução de novas redes.

Os fiscais do DAE-VG estão inspecionando tanto as ligações que possuem dispositivos para driblar o real consumo nos hidrômetros quanto as ligações sem cadastro realizadas na rede de abastecimento.

O DAE-VG estima que haja hoje, em Várzea Grande, cerca de 15 mil ligações sem cadastro na rede de abastecimento de água no município.

No caso do furto de água, após a verificação e comprovada a fraude, o usuário é notificado e multado. Em casos de violação da distribuição da água, o proprietário é multado e responde criminalmente por furto (Art. 155 do Código Penal).

“Essas irregularidades não causam apenas perdas financeiras, mas favorecem também o aumento de perdas no sistema de abastecimento de água, prejudicando toda população. Quem age dessa maneira geralmente consome muito mais que o necessário”, explica o diretor presidente do DAE-VG, Carlos Alberto Simões de Arruda.

Para facilitar a regularização das ligações sem cadastro, a Prefeitura de Várzea Grande sancionou a Lei Municipal nº 4.747/2021, que facilita o cadastramento. Para isso, basta o consumidor comparecer a uma das agências comerciais do DAE-VG apresentando os seguintes documentos:

Pessoa Física (original e cópia):

- Documento de identificação com foto e CPF;

- Comprovante de localização do imóvel ou de vizinho.

Pessoa Jurídica (original e cópia):

- Escritura de compra e venda ou;

- Contrato de compra e venda ou;

- Contrato de locação com firma reconhecida em cartório.

As agências do DAE-VG estão abertas ao público de segunda a sexta, das 8h às 17h, e no sábado, em plantão, na Agência Centro, das 8h às 12h.

DAE VG - DEPARTAMENTO DE ÀGUA E ESGOTO DE VÁRZEA GRANDE - MT - (65) 99267-6588